4 de janeiro de 2009

Windows 7 Beta

Mexeram na minha barra de tarefas!


Minha máquina chegou ofegante a este final de ano de 2008 e os culpados são fáceis de identificar: um é a preguiça falta de tempo para organizar os arquivos e o outro é o Windows Vista. Final de ano é hora de formatar o PC mesmo, então nem fiquei muito preocupado com o desempenho da máquina, a surpresa é que bem na hora que decido limpar tudo a versão de testes beta do Windows 7 vazou na rede BitTorrent, o build 7000 para ser mais exato.


Baixar, gravar e instalar foram processos rápidos se desconsiderar os problemas que eu tive no meio do caminho (o Windows não foi culpado de nada), o processo de instalação é igual ao do Vista. O grande susto acontece após ver que o desktop inicial está bonito que o normal: "que merda fizeram com a minha barra de tarefas?".


Foi uma merda bem grande. Tentando inovar o que não precisa e já funciona muito bem a Microsoft reformou a barra de tarefas de modo que agora ela é 10 pixels mais grossa do que nas versões anteriores e exibe apenas os ícones dos programas (apesar de ser possível configurar para aparecer o nome das janelas como nos anteriores). Até aí dá pra se adaptar, o problema decorre do fato que essa nova barra mistura os ícones de inicialização rápida com os programas que estão ativos e com os ícones de status, usando uma distinção gráfica que não salta aos olhos.


Os pontos positivos dessa mudança não compensam essa confusão gerada pela nova organização. Entre esses pontos estão a "jump list" que disponibiliza controles do programa ao clicar com o botão direito na representação da barra de tarefas (mais opções que apenas fechar, minimizar e maximizar) e o visual mais moderno que ela dá ao sistema operacional.

Do resto o Windows 7 é um Vista melhor trabalhado, o chatíssimo User Account Control está menos chato (ainda assim desativá-lo é a primeira coisa a se fazer), o botão de desligar do menu Iniciar está configurado como desligar por padrão (e se quiser mudar é mais fácil também), ele já vem com o DirectX 11 (para a felicidade ou tristeza dos jogadores), os gadgets da área de trabalho não ficam mais presos naquela barra lateral tosca, e há suporte à interface multi-touch (da moda pós-iPhone que poucos poderão usar, já que é um salto tecnológico bem caro).


Das mudanças menos notáveis estão a perda do jogo InkBall do Vista (que já tinha perdido o Pinball do XP); uma calculadora com funções estendidas para programação e estatísticas; o Paint e WordPad ganham área de trabalho com abas de forma semelhante ao Office 2007; o 'desktop slideshow' que troca o papel de parede automaticamente; um sistema mais fácil de maximizar janelas puxando elas para o topo da tela; e evolução no reconhecimento de voz e escrita (que assim como a interface sensível a toque eu não testei).

O desempenho do Windows 7 é algo difícil de se avaliar, está mais veloz e aparenta estar bem mais leve que o Vista, mas isso com uma máquina limpa e logo após a instalação do sistema operacional. Espero que se mantenha assim após algum tempo porque o Vista é bem porco neste quesito e um dos objetivos da Microsoft ao correr para lançar esta versão é ter um sistema mais acessível. Chega de enganar os consumidores com o selo 'Vista Capable' em máquinas que sofrem até para iniciá-lo. A análise de sites especializados é positiva em relação ao Windows 7, com relatos que indicam melhor perfomance neste do que no XP e Vista (levando em consideração computadores capazes de rodar bem os três sistemas).

O maior problema fica mesmo por conta da nova barra de tarefas, a Microsoft resolveu mexer em algo que estava intocável desde os primórdios do Windows e toda mudança leva tempo para se acostumar. Vale lembrar que este texto expressa apenas a minha opinião, longe de ser uma verdade absoluta. O restante está no caminho certo para apagar a mancha feita pelo Vista que exigia máquinas mais poderosas que os consumidores tinham em casa, agora o momento parece ser mais propicio com a diminuição dos preços das peças.



A máquina utilizada para o teste é um Intel Core 2 Duo E6750 com 2GB RAM e uma GeForce 8600GT, que está longe de ser top de linha mas está acima da realidade brasileira.

Windows 7
Novo sistema operacional da Microsoft que irá suceder o Windows Vista.

Desenvolvedora: Microsoft
Lançamento: a ser anunciado, especula-se final de 2009/início de 2010.

Atualmente em fase de testes.
Conhecido anteriormente pelos nome-códigos Blackcomb e Vienna.





1 comentários: