3 de setembro de 2010

Vivendo a vida de piloto



F1 2010 foi desenvolvido desde o dia que a Codemasters adquiriu a licença da Fórmula 1 que pertencia à Sony. Está nas mãos do estúdio de Birmingham a difícil tarefa de fazer a categoria voltar a se popularizar nos videogames após as falhas tentativas do SCE Studio Liverpool.

A idéia aqui é ir além do que é esperado em um jogo de corrida – "be the driver, live the life" (seja o piloto, viva a vida) é o lema que dita a direção da produção de F1 2010. Espere algo muito mais profundo do que foi visto na primeira investida da Codemasters neste esporte, o F1 2009 desenvolvido pela Sumo Digital para o PSP-Wii não chega perto do grau de envolvimento presente aqui.


Em outras palavras, além de termos os melhores circuitos, as melhores equipes e os melhores pilotos do mundo a disposição, o jogo irá explorar o lado mais humano da categoria. Isso acontece através da recriação dos paddocks e entrevistas com a imprensa, algo que traz novos ares e maior imersão ao mundo da Fórmula 1 virtual.






Um jogo de corrida precisa ter um carro em que você consiga pilotar, que seja compreensível, que tenha um comportamento previsível. Logo a primeira pergunta da maioria das pessoas é se o jogo terá um estilo que exija conhecimentos profundos ou se qualquer jogador pode pegar o jeito sem muitas dificuldades.

Entre os dois modelos, embora a Codemasters afirme que haverá opções de personalização e escolha de dificuldade, não espere que o jogo esteja no nível de “profissionalismo” encontrado em jogos como rFactor e semelhantes do PC. O desenvolvimento do jogo foi direcionado seguindo a ideia de que é muito mais fácil tornar um jogo "simulador" mais amigável para os jogadores iniciantes do que tentar tornar um jogo “arcade” em algo que agrade os fãs mais dedicados. Mas como um jogo de público amplo e nome forte, não aguarde algo muito técnico.

O jogo terá todos os 19 circuitos desta temporada – a etapa na Coréia do Sul é inédita, e os impressionantes circuitos de Abu Dhabi e Cingapura com corridas em horário noturno também estão inclusos. E todas as 12 equipes incluindo as três novatas (Virgin, Hispania e Lotus) e as renovadas Mercedes (antiga Brawn GP), Renault e Sauber. O heptacampeão Michael Schumacher é outra notável adição ao jogo, entre os 24 pilotos que correm na categoria.

A temporada de 2010 tem suas peculiaridades que também estarão presentes no jogo. A principal delas é a proibição do reabastecimento dos carros, todos deverão largar de tanque cheio, proporcionando uma diferença na dirigibilidade do carro considerando que o carro fica mais leve conforme a evolução da corrida.



O sistema de clima dinâmico é um dos principais destaques do jogo e fará com que você tenha que aprender uma nova linha de condução nas pistas, o que inclui a formação do trilho seco pela passagem dos carros. O que impressiona mais, no entanto, é o aspecto visual das chuvas. Gotas de água escorrerão pela tela e sua visibilidade se reduz ao ficar atrás de outros carros. E o clima faz parte importante da estratégia, podendo decidir corridas.



O seu engenheiro lhe informará das possibilidades de chuva e caberá a você escolher se quer trocar de pneu ou não, e em que momento. O pit-stop é uma das partes mais importantes de uma corrida de Fórmula 1, logo houve um cuidado especial nesta parte.


Há vários modos de interação dentro do pit-lane de acordo com o modo de dificuldade. Infelizmente eles não atendem aos que estão acostumados com os simuladores de PC, mas há um motivo compreensível.

No modo mais simples o carro é controlado automaticamente ao cruzar a linha da entrada do pit-lane. No mais complexo você deve reduzir a velocidade manualmente e acionar o limitador. Por causa dos jogadores bagunceiros não será possível dirigir o carro dentro do pit-lane, mas você deverá tomar cuidado ao chegar à sua garagem, parando o carro na posição certa sem atropelar o mecânico com o “pirulito”. Erros como este aumentarão consideravelmente o seu tempo de parada.

O regulamento atual da Fórmula 1 obriga o uso de dois tipos de pneus diferentes (caso não haja chuva) – o jogo só obrigará a troca em corridas acima de 20% de duração.


Uma das vantagens de ter o jogo lançado depois do início da temporada é que a Codemasters pode moldar a inteligência artificial dos pilotos ao seu estilo de condução, assim como as performances das equipes. Um exemplo dado é que Felipe Massa deverá sofrer mais na chuva, mas possui bom desempenho no circuito Istanbul Park (onde venceu em 2006, 2007 e 2008). A diferença de estilo entre Kamui Kobayashi, que arriscou tudo nas duas corridas em que teve chance de mostrar o que pode fazer, e o aprendizado calmo e lento de Jaime Alguersuari também devem estar no jogo. É algo que já existia no jogo Forza Motorsport (Xbox 360), mas deverá ser ainda mais interessante em um jogo de Fórmula 1.


O que pode desapontar alguns é a falta de alguns mimos, como o safety car e a volta de apresentação. A Codemasters afirma não ter encontrado uma solução para implementar tais recursos de forma adequada, sendo itens considerados para a edição do ano que vem. O multiplayer em tela dividida também não está incluso, por limitações do motor gráfico Ego. A cereja do bolo para alguns, a cerimônia do pódio foi deixada de lado para dar lugar aos features mais interativos, como as coletivas de imprensa.





Viver a vida de piloto é o principal diferencial deste jogo de Fórmula 1 em relação aos anteriores. A novidade promete um modo carreira único, certamente algo influenciado pelas transmissões da BBC que fazem o mundo da Fórmula 1 ficar mais intimo dos espectadores. Certamente é uma evolução do que vimos em GRID e DiRT – você cria um piloto, escolhe um nome, uma nacionalidade e um dos capacetes pré-disponíveis. Tudo será visto em primeira pessoa, para realmente passar a sensação de que é você que está lá.


A reprodução da vida de piloto traz para o jogo as coletivas de imprensa, as entrevistas com a mídia, as garotas do grid e a vida agitada do paddock (sendo possível ver outros pilotos circulando por aí, mecânicos, jornalistas, cinegrafistas). Dependendo da duração que você escolher (você pode optar entre jogar 3, 5 ou 7 temporadas) a sua subida das equipes novatas até uma equipe de ponta pode levar bastante tempo.


Isso tudo adiciona um elemento de RPG ao jogo, visto que as respostas que você dá aos jornalistas pode influenciar sua carreira. Você pode culpar a equipe pelo seu mau desempenho, ou então ser humilde e admitir seus erros. O seu companheiro de equipe será o seu principal rival na pista, ele possui o mesmo equipamento que você e por isso a competição é direta. Permitir que ele avance na frente no campeonato significa tornar-se segundo piloto do time e até receber atualizações aerodinâmicas com atraso.


É possível ter certeza de que este é um jogo muito mais imersivo do que aquele que tem apenas um sistema de e-mails e notícias. Atmosfera é algo que está sendo levado a sério neste jogo, que expande o universo dos jogos de corrida a outros patamares.














O jogo terá um modo multiplayer online para até 12 jogadores, sendo possível personalizar a sua partida através de diversas opções. É possível, por exemplo, disputar uma sessão de classificação antes da corrida, que pode ter ou não paradas obrigatórias no pit-stop.

A dirigibilidade e física do carro são os pontos mais complicados de um jogo deste tipo. Pilotar um monoposto é uma tarefa extremamente complicada e videogames não foram feitos para frustrar. O problema é que o jogo deve agradar a qualquer tipo de jogador, e para isso ele contará com assistências de direção para os jogadores iniciantes. Itens como controle de tração e assistência de frenagem estão inclusas.



Na física há muito estudo a respeito dos pneus e a aderência, principalmente em situações de chuva. É importante que o carro se comporte de forma realista, o que fez a Codemasters ir além dos outros jogos e investir bastante na simulação da suspensão dos carros, o que adiciona um efeito interessante ao jogo. A tarefa difícil, mas necessária, é fazer com que os tempos de volta do jogo sejam coerentes com os tempos reais. Muito tempo é gasto em testes para ajustar esses pequenos detalhes que fazem uma grande diferença no produto final.


Todas as pistas foram construídas com atenção aos mínimos detalhes. Houve atenção ao tentar recriar os ambientes, a intenção é passar a ideia de que as pistas integram um mundo maior, não sendo apenas áreas de jogo isoladas. Milhares de fotografias de referência foram utilizadas, com auxilio do desenho em CAD dos circuitos. A superfície do asfalto é composta por pequenos quadrados, cada um com sua respectiva informação de umidade e temperatura.


F1 2010 é um trabalho de um estúdio conhecido por criar ótimos jogos de corrida. Os ingleses da Codemasters assinam jogos como DiRT 2, GRID e TOCA Race Driver, o que só eleva a expectativa para o primeiro jogo deles baseado na principal categoria do esporte automotivo. O jogo será lançado nos Estados Unidos no dia 22 de setembro, e chega ao Brasil pelas mãos da Warner Bros. Games no dia 14 de outubro para consoles e 24 de setembro para PC.




F1 2010
Produtora: Codemasters
Desenvolvedora: Codemasters Studios Birmingham
Distribuidora (Brasil): Warner Bros. Games
Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, PC
Lançamento: 22/set (EUA), 24/set (Europa), 14/out (Brasil)
Preço: R$199,90



SITE: http://www.formula1-game.com/




0 comentários:

Postar um comentário