5 de junho de 2007

O mundo fascinante de Oblivion

Conheça um dos jogos mais complexos e viciantes de 2006 no post nerd do mês.


The Elder Scrolls IV: Oblivion

The Elder Scrolls IV: Oblivion é o RPG da Bethesda Softworks para Xbox 360, PC e PlayStation 3. Chamado simplesmente de Oblivion, o quarto jogo da série Elder Scrolls surpreendeu muitos jogadores ao ser lançado em março de 2006. Eu infelizmente só consegui botar as minhas mãos nesse fabuloso jogo a algumas semanas, e com apenas 10 horas de jogo já me sinto preso à Cyrodiil, província capital de Tamriel, onde ocorre a história do jogo.


O início de tudo é em uma cela da prisão de Imperial City. O imperador de Cyrodiil, Uriel Septim VII, em uma visita à prisão reconhece o seu personagem de alguns sonhos que envolviam a morte dele, e então, sabendo disto, Septim VII se previne, sabendo que seria assassinado, deixa para você a missão de levar ao trono o seu filho Martin, que estava refugiado em uma distante cidade. No entanto a sua missão não será fácil, portões ligados ao demoníaco mundo Oblivion surgirão pelas terras de Cyrodiil e inimigos irão aparecer para dificultar sua missão.


Agora chega de falar da história, já que meu progresso no jogo não me permite falar muito sobre isso. Oblivion não prima somente pelo seu enredo, mas também pelos seus quesitos técnicos. O jogo foi desenvolvido na engine Gamebryo da Emergent Games, contando também com o uso da tecnologia SpeedTree, que possibilitaram a Oblivion belíssimos gráficos de alta definição, som envolvente, física realista, controles sólidos, personagens vivos, e um cenário de proporções homéricas. É impressionante o fato de que o jogo inteiro, incluindo as quinze horas de diálogos dublados, caibam em um simples DVD. Oblivion é a perfeita justificativa para recusar as mídias novas (Blu-Ray e HD-DVD) para os jogos.


Mas o que realmente prende você ao jogo são as missões (quests), e o jogo contém centenas delas. Você pode se concentrar em fechar a quest principal do jogo, que conta a história do imperador de Cyrodiil, mas os desafios paralelos são tantos que você vai querer fazê-los. A imersão que o jogo consegue proporcionar é tanta que você não vai querer largar o controle no meio de sua aventura, tudo parece ser tão real e coerente que você vai querer passar a viver no reino épico de Tamriel. As sidequests vão da simplicidade até a loucura, desde um simples resgate em uma caverna até a investigação de certas pessoas para um maníaco com mania de perseguição.


Para completar a experiência, Oblivion oferece duas perspectivas de jogo, em primeira ou terceira pessoa. No entanto, o jogo claramente foi desenvolvido tendo em vista o modo em primeira pessoa (para os que não conhecem estes termos, é semelhante à visão de jogos de tiro como Counter-Strike). No jogo há uma diversidade enorme de equipamentos e magias, podendo escolher como arma arcos, espadas, machados e outros. É possível montar cavalos, o que é de grande ajuda para explorar o imenso cenário do jogo (para se ter uma idéia, o jogo vem com um mapa impresso no tamanho de um pôster). O manual que acompanha o jogo é completo, e será seu guia durante o jogo, já que devido a complexidade do mesmo muitas dúvidas surgirão.



Sem querer me prolongar muito com o texto, que já está ficando confuso (preciso continuar treinando minha redação, mas não agora), The Elder Scrolls IV: Oblivion é um jogo ESSENCIAL para quem se diz ser gamer e curtir RPGs, mesmo que este seja em tempo real (sem batalhas em turnos). Este aqui com certeza é um dos melhores jogos de 2006, e se não ganhou o prêmio de melhor jogo do ano, é porque tem um público alvo restrito. Não quero desmerecer Gears of War ou The Legend of Zelda: Twilight Princess, mas o fato é que Oblivion é um jogo fenomenal, com alguns defeitos que são facilmente esquecidos diante da obra como um todo (no caso de ter ficado curioso, entre os defeitos, o que mais chama atenção são as pequenas pausas para carregamento de dados no meio do jogo). Jogos como esse não aparecem todos os anos, jogue Oblivion e perca sua vida social.



“The Elder Scrolls IV: Oblivion é simplesmente incrível. Com certeza vai ficar no ranking de um dos melhores RPGs já lançados no console da Microsoft, graças a toda sua grandiosidade, fruto do trabalho de pelo menos 4 anos.”


Finalboss

“'The Elder Scrolls IV: Oblivion' é, em todos os sentidos, um grande jogo. Além de trazer uma liberdade imensa, não deixa o jogador perdido como costuma acontecer nesses casos.”


UOL Jogos

“The Elder Scrolls IV: Oblivion é um jogo excepcional, provavelmente o melhor RPG ocidental desde Baldur’s Gate 2. A qualidade gráfica da nova geração desta vez foi acompanhada de um universo igualmente sem precedentes, amplo, rico em detalhes e com infinitas possibilidades.”


Outer Space

“Oblivion tem um universo que respira de verdade.”


—Revista Oficial do Xbox #2 - Janeiro/2007

“Um triunfo absoluto que mostra como ambição e ousadia combinadas com tecnologia de próxima geração podem criar um game absolutamente colossal.”


—Revista X360 #1 - Dezembro/2006




The Elder Scrolls IV: Oblivion
RPG desenvolvido desde 2002 e lançado em 2006 para a nova geração de videogames.

Desenvoldora: Bethesda Game Studios
Distribuidora: Bethesda Softworks LLC
Plataformas: Microsoft Xbox 360, PC, Sony PlayStation 3
Número de Jogadores: 1
Data de Lançamento (EUA): 20/Março/2006 (X360 e PC); 19/Março/2007 (PS3)
Preço: US$ 59,99
Classificação Etária (Ministério da Justiça): Recomendado para Maiores de 16 anos
Site: http://www.elderscrolls.com/




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