28 de junho de 2008

Halo 3

O fim da batalha.




Halo 3 é o último jogo da trilogia de jogos de tiro em primeira pessoa Halo e foi responsável por movimentar 170 milhões de dólares em vendas nos Estados Unidos no dia do lançamento. O jogo bateu a arrecadação do filme Homem-Aranha 3 e do livro Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Halo 3 conta o fim da batalha iniciada por Master Chief em Halo: Combat Evolved (Xbox, PC). Master Chief é como é conhecido o super-soldado de alta patente John-117, um dos últimos guerreiros ativos do projeto Spartan-II que modificava crianças geneticamente para elas obterem mais força. Os eventos do jogo ocorrem por volta do ano 2550 e retratam uma guerra religiosa entre os humanos e os Covenants, cujos deuses desejam a destruição dos humanos. Os Covenants também foram os criadores dos Halos, grandes planetas em formas de anéis que possuem papel importante na trama do jogo. Para solucionar o conflito Master Chief terá o auxílio da inteligência artificial Cortana, além do suporte da United Nations Space Command (UNSC).



O modo campanha do jogo não se estende por muito tempo apesar de ser a parte final da série, é possível finalizar em 10 horas. E são dez horas intensas, a Bungie (desenvolvedora de Halo) utiliza a fórmula de criar grandes batalhas e replicá-las pela fase. Em outras palavras, dificilmente você passará muito tempo sem estar atirando. O jogo ainda permite jogar as mesmas fases em modo cooperativo para até quatro amigos.

O brilho do jogo, entretanto, é o modo multiplayer. A Bungie Studios fez um sistema sólido e extremamente personalizável, é possível jogar um simples Team Deathmatch, Infection, VIP, Capture the Flag ou então modos insanos criados pela comunidade do jogo. As possibilidades são enormes, e além dos modos personalizáveis é possível alterar a disposição dos itens nos mapas, quebrando barreiras e forçando a alteração de estratégias de jogo. O que foi feito nesse sistema é algo fora de série.


O jogo suporta até 16 jogadores simultâneos em diversos times, é possível personalizar a armadura de seu soldado e criar um símbolo para te representar. As armas possuem características únicas, e podem fazer diferença no resultado. Não há nada melhor do que grudar uma granada de plasma no inimigo, ou soltar um raio laser na direção de um veículo. Veículos que por sinal são importantíssimos para o andamento do jogo, um Warthog (jipe do universo Halo) pode fazer um estrago imensurável na defesa inimiga. O jogo vem com 11 mapas no disco, e há mais dois pacotes de três mapas disponíveis para download na Xbox Live. Existem as fases simétricas como Valhala (ótimo para capture a bandeira) e algumas com estruturas estranhas como Last Resort (remake de Zanzibar do Halo 2). Apesar da quantidade que pode ser considerada meio limitada, elas proporcionarão boas horas de tiroteio e muitas surpresas.


Outra adição fantástica ao jogo que fortalece a sua comunidade é a possibilidade de salvar replay dos jogos e a possibilidade de tirar fotos e salvá-las em um computador. Todas as fotos que ilustram essa matéria foram tiradas no jogo e transferidas para o site da Bungie, um recurso simples e muito legal para recordar momentos de jogo com os amigos. O recurso de gravação de replays deu novos limites para a comunidade do machinima, que cria curtas-metragens com os videogames.

Isso ainda não é tudo, o site do jogo registra as estatísticas de todas as partidas que ocorrem na Xbox Live. Sua contagem de matanças e mortes estão todas lá, com detalhes que incluem armas utilizadas e o local do mapa que você mais matou ou morreu. Há um registro com uma vasta quantidade de informações, não havendo a necessidade de tirar foto da tela para provar suas façanhas.


Mas todas essas coisas seriam inúteis caso o jogo fosse ruim. Felizmente não é o caso, Halo 3 possui tudo que um bom jogo deve ter e um pouco mais. O visual do jogo não é um dos mais impressionantes por ai, mas é bonito e cumpre a sua função, rodando em alta definição e com uma taxa de frames constante qualquer que seja a situação.

A parte sonora é um dos grandes destaques de Halo, o diálogo dos soldados é bem variado e há centenas de linhas diferentes para cada situação. Os efeitos sonoros também merecem menção, cumprindo uma das coisas que fazem a diferença em jogos de tiro: a sensação de poder da arma ao utilizá-la. A cereja do bolo, no entanto, é a trilha sonora gravada por uma orquestra sinfônica. Ouvir a música tema enquanto você trava uma batalha feroz com inimigos de grandes proporções é algo para ficar marcado como um dos melhores momentos que você já viveu em seu Xbox 360.

Os controles funcionam de forma intuitiva para quem já está acostumado a jogar esse tipo de jogo nos consoles. Os guerreiros possuem uma armadura com um escudo que depois de um tempo sem levar dano é recarregado para o seu estado inicial. Com o escudo habilitado (padrão) o jogo dá a chance do jogador poder reagir quando é pego de surpresa, diferentemente de quando o escudo é desativado, no qual poucos tiros bastam para tirar a vida do oponente. Os golpes físicos e os pulos ganham grande importância em Halo, o primeiro por causar grande dano ao escudo e o segundo por ajudar a se esquivar das balas disparadas. As armas foram bem balanceadas e mesmo com o rifle inicial é possível resistir a uma emboscada.


Halo 3 teve atenção especial no Brasil e foi totalmente localizado para o português brasileiro, ganhando textos e dublagens em nosso idioma. Embora muitos jogadores não tenham gostado, a dublagem é de boa qualidade e faz tudo ficar mais fácil de se compreender. Destaque aos diálogos dos Grunts, bem engraçados e motivam ainda mais a progressão do jogo só para poder escutar mais. Os problemas ficam por conta da utilização de alguns termos estranhos na tradução, como "forge" que virou "fornalha". São erros perdoáveis, mas notáveis.

O lançamento mundial incluiu nosso país, dia 25 de setembro de 2007 o jogo estava nas lojas brasileiras, o mesmo dia do lançamento norte-americano. As três versões foram vendidas: a padrão; a limitada (com DVD de extras e art-book, em português); e a lendária (que vem dentro de uma réplica do capacete do Master Chief, com dois DVDs de extras e o art-book). As duas últimas versões foram disponibilizadas apenas por meio de pré-venda.


Apesar de não ser um jogo que revoluciona o gênero, Halo 3 eleva o nível e a exigência dos jogadores. O jogo apresenta um sistema bastante funcional, permitindo os jogadores personalizarem suas partidas com inúmeras opções disponíveis. Além de um modo multiplayer de alto nível, apresenta um modo campanha que proporciona momentos épicos ao jogador. Tudo isso no idioma nacional.

Os pontos fracos ficam pequenos diante disso tudo.







Halo 3
Último capítulo da trilogia de jogos de tiro em primeira pessoa que redefiniram o gênero nos consoles.

Desenvolvedora: Bungie Studios
Produtora: Microsoft Game Studios
Plataforma: Xbox 360
Data de lançamento: 25/set/2007
Preço: R$159 (Microsoft Brasil)
Recomendado para maiores de 14 anos (Ministério da Justiça)
Totalmente em português brasileiro.
Site oficial: http://www.halo3.com/
Comunidade online: http://www.bungie.net/




2 comentários:

  1. O jogo é simplismente incrível os gráficos e o som são de primeira categoria eu prefiro o modo de campanha pois é muito legal se ver na pele de master chief e se ver terminando o jogo.


    ResponderExcluir