15 de junho de 2008

Idade dos Impérios 3

(Republicação de texto escrito em 2005)


Age of Empires III fez alarde desde sua primeira apresentação e isso se deve ao seu antecessor que é um dos mais famosos jogos de estratégia de todos os tempos. A terceira edição adicionou a série novas características que abriram grandes leques de opções e táticas, que certamente serão usadas pelo jogador na tentativa de conquistar o novo mundo.



A física, que usa a engine Havok, é bem interessante. As construções se destroem de acordo de onde foram atingidas pelos canhões, exibindo animações que podem surpreender aos que estão acostumados com os jogos anteriores. Os gráficos estão impressionantes, a água é o principal destaque (vale notar que o jogo requer uma máquina bem mais poderosa). A visão de jogo é totalmente em 3D agora, você pode rodar a câmera, que era fixa em Age of Empires II. Nota-se também um cuidado com a trilha sonora do jogo, que foi gravada pela orquestra Northwest Symphony e adiciona um toque especial às guerras virtuais.


O funcionamento não mudou, você faz as suas construções, cria sua população, coleta recursos (comida, madeira e ouro), aumenta sua cidade e batalha com as civilizações inimigas para vencer. A novidade vem na comunicação entre a colônia (você) e a metrópole, que pode enviar suporte na forma de atualizações de unidades, batalhões ou construções dependendo das cartas que você escolher previamente.


Outra novidade que pode mudar o rumo do jogo são as rotas de comércio, que se ao construir feitorias ao longo dela (em pontos demarcados) pode se ganhar pontos de experiência (necessário para receber suporte da metrópole), assim como madeira, comida e ouro. As rotas se tornam um alvo freqüente, já que fazem diferença na economia do jogo. Há mapas que possuem apenas uma única rota.


A Microsoft Brasil, apostando no mercado, fez uma localização completa do jogo. Age of Empires III é vendido no Brasil totalmente em português, incluindo menus, manuais, diálogos do inimigo e o narrador do modo campanha (que é um modo bem curto por sinal). Leva um tempo para acostumar com os termos, 'Settler' vira 'Colonizador', mas não há muitos problemas com isso. É agradável jogar algo em nosso idioma depois de trocentos jogos em inglês.


Age of Empires III é um bom jogo, mas pode decepcionar por não se diferenciar muito (ou o suficiente) de suas outras versões. Depois de tantos anos o jogo poderia apresentar mais novidades, e por isso muitos fãs ainda continuarão jogando Age of Empires II. Para a época que o jogo foi lançado a exigência de hardware era considerada alta, fator que dificultou a popularização desta terceira edição de um dos jogos de estratégia mais jogados no mundo.



Age of Empires III
Terceira edição da consagrada série de jogos de estratégia Age of Empires.

Desenvolvedora: Ensemble Studios

Produtora: Microsoft Game Studios

Plataforma: PC

Requisitos mínimos: Windows XP; 256MB RAM; processador 1,4 GHz; 2GB livres no disco rígido; placa de vídeo de 64MB com suporte a Transformation & Lightning.

Data de Lançamento: 18/out/2005 01/nov/2005 (Microsoft Brasil)

Recomendado para maiores de 16 anos (Ministério da Justiça)

Site oficial: http://www.ageofempires3.com/




0 comentários:

Postar um comentário