3 de janeiro de 2008

iPod 5G (aka iPod Video)

Atrasado, pequena resenha do iPod da quinta geração.


A quinta geração do iPod, lançada em outubro de 2005, estreou uma funcionalidade nova no aparelho, a capacidade de reproduzir vídeos no formato MPEG-4. Um ano depois, foi anunciada a versão 5.5G, que será a analisada neste post. O iPod 5.5G foi disponibilizado nas cores preto e branco, nos modelos de 30GB (US$250) e 80GB (um pouco maior, custando US$350). As diferenças desta versão para a 5G são a bateria com maior capacidade, tela com 60% a mais de brilho, e suporte para jogos novos como Vortex e Tetris.

Irei começar com as reclamações.

Os materiais que revestem o aparelho, na frente e atrás, não foram feitos para ficarem limpos e brilhando. São bonitos, mas com um simples toque já ficam com marcas de dedo. A parte de trás é a pior, com um material feito para dissipar calor, é altamente suscetível a riscos caso você não utilize protetores/cases.

Outro problema é a duração da bateria, que na versão de 30GB estima-se que é de 3h30min para reprodução de vídeos e 14h para música. Isso se deve a forma de armazenamento de dados deste iPod, que é feita através de um disco rígido, e não de memória flash como o iPod nano (analisado no primeiro post deste blog).

O tal "vídeo em formato MPEG-4" também é outro obstáculo. É preciso converter os vídeos desejados para depois joga-los no iPod e conseguir assisti-los no portátil. Não seria um grande problema se a Apple oferece-se meios oficiais de se converter os seus vídeos. No entanto, não é isso o que ocorre e os usuários tem que correr atrás de programas alternativos. Quem quiser assistir South Park em qualquer lugar, assim como eu, terá um trabalho ingrato de ter que converter tudo para um formato impopular. A sorte é que as coisas estão se adaptando, e sites como o Google Video já oferecem há certo tempo a sua videoteca em formato MPEG-4.

No resto ele se sai muito bem e cumpre o esperado. As músicas são organizadas através de artista e álbum, que podem ser editados no iTunes, software da Apple para arquivar seus arquivos de áudio e vídeo.


A tela é pequena para assistir vídeos, mas cumpre ao que se propõe (alguém espera substituir a TV e o DVD com um iPod?). O iTunes faz download de podcasts e envia para o aparelho quando conectado. É possível visualizar fotos (inútil), capa dos discos, letras das músicas, visualizar compromissos do Outlook, jogar alguns joguinhos toscos.

Certamente o iPod deve cumprir boa parte de suas necessidades enquanto você está em "estado de espera". O único problema é que no Brasil ele chama atenção demais, puxe o seu do bolso e veja olhares vindo em sua direção.


E é isso, esse iPod não existe mais e já foi substituido pelo iPod Classic, que eu nunca toquei e nem devo tocar. Fico feliz de ter (supostamente) feito você ler até aqui. Abraços e até a próxima aventura nerd.

Apple iPod 5.5G 30GB
Tocador de mídia portátil.
Formatos de áudio suportados: AAC/MP3/WAV/AIFF/Audible/Apple Lossless
Formatos de vídeo suportados: MPEG-4/H.264

Bateria recarregável de lítio com autonomia de 3h30min para vídeo e 14h para áudio.
Acompanha: adaptador para dock, cabo USB 2.0, fones de ouvido.
Manual disponível na internet.
Requer Mac (Mac OS X v10.3.9 ou superior) ou PC (Windows 2000 SP4 ou superior); acesso a internet (necessário baixar o iTunes, não vem com CD de instalação na caixa).

Fabricante: Apple
Lançamento: 12 de Outubro/2006




0 comentários:

Postar um comentário