25 de março de 2012

Experimento com time-lapse

Eu já havia manifestado meu interesse em fazer algo com time-lapse em um post anterior, há alguns anos atrás. Alguma hora a oportunidade iria surgir, o que estaria mais atrelado à disponibilidade de tempo e do equipamento. Veja o resultado:


Foi uma experiência muito interessante, possível graças a facilidade que se tornou criar conteúdo multimídia hoje em dia. As plataformas mobiles (leia-se, smartphones) andam ficando cada vez mais poderosas e versáteis, e isso me permitiu criar esse tipo de trabalho sem uso algum de equipamentos profissionais caros como câmeras DSLR. Claro que o resultado obtido possui qualidade condizente com os meios utilizados, mas ainda é (muito) válido para o que está sendo proposto aqui.

Não busquei muito a variedade de cenários, é fácil perceber a limitação à janela do prédio e ao painel do carro, e por esse motivo tentei diminuir ao máximo a duração do vídeo. A música foi cortada, e as cenas acabaram não ficando tão bem ajustadas. O começo do vídeo é mais fácil de fazer e é uma das parte que vem primeiro durante o brainstorm, a dificuldade aparece mais durante as outras partes. Talvez seja um dos motivos que provocaram a troca da música três vezes durante a execução do projeto, jogando no lixo o que eu tinha feito anteriormente. Para projetos maiores a esquematização de um storyboard ou algo do tipo pode ajudar, de preferência planejar isso antes de tudo.

A música é uma das partes mais importantes da construção de um vídeo, se não for a principal. Dessa forma quando vejo que as coisas não estão funcionando bem, não hesito em trocar de música e começar tudo do zero.

"Something Good Can Work", da banda britânica Two Door Cinema Club

Tentei brincar um pouco com tipografia, mas como o projeto estava se alongando demais decidi fazer algo simples, limpo e direto ao ponto, sem muitas animações. Tentei evitar tirar o foco do vídeo em si, mas ao mesmo tempo fazer de uma forma que ajudasse a esconder e disfarçar algumas das imperfeições.

O vídeo foi editado no Adobe Premiere Pro CS5 e as imagens do time-lapse foram capturadas com auxílio do aplicativo Lapse It para Android, que foi desenvolvido por um brasileiro. Espero não ter escrito muita bobagem, relatei o que aprendi e senti durante o tempo que gastei trabalhando com esse e outros projetos.





0 comentários:

Postar um comentário