1 de fevereiro de 2008

Nintendo Revolution

Vamos balançar controles na frente da televisão, radical!


Tudo começou com a discussão de que os videogames estariam se tornando menos convidativos para as pessoas que nunca jogaram, pois os jogos se tornaram mais complexos e os controles apresentam botões demais. Enquanto o PlayStation 2 da Sony atingiu mais de 110 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro, o GameCube da Nintendo parou nos 22 milhões. Era a hora de mudar a estratégia.

Era a hora de deixar de lado a corrida por consoles cada vez mais poderosos, e a Nintendo assim iniciou o projeto de codinome Revolution. O console foi mostrado aos poucos e os fãs tiveram que esperar sentado para saber das novidades. Todo cuidado era pouco, não queriam que os concorrentes tivessem conhecimento das novidades antes da hora.

A grande diferença do Revolution foi mostrada no início da Tokyo Game Show de 2005 e era um controle sensível a movimentos que inclui um pequeno alto-faltante, sistema de vibração e pointer (para detectar onde o jogar aponta na tela). O joystick tinha formato semelhante ao de um controle remoto de televisão.


Ainda faltavam alguns detalhes, como o nome do sistema. Revolution é agressivo demais para um console que quer promover a inclusão de novos jogadores aos games. Daí surge Wii, pronunciado do mesmo modo que “we” (“nós” em inglês). Nome curto, rápido, de fácil pronúncia, e... engraçado e tosco. Na semana do anúncio do nome muitas piadas foram feitas e demorou para as pessoas se tocarem e pararem de reclamar. Conforme o nome do console, o controle foi nomeado de Wii-Remote.

Apesar do foco aos novos jogadores, a Nintendo diz que não abandonaria os fãs de longa data. O Wii-Remote foi bem pensado para isso e possui um conector para extensões extras, adicionando mais botões e comandos. O mais utilizado se chama Nunchuck e inclui uma alavanca analógica, além de dois botões de ombro. Para os jogos clássicos existe o Classic Controller e para jogos de tiro existe o Zapper. O console ainda possui entradas para controles e Memory Cards do GameCube.


Wii-Remote com Nunchuck; Classic Controller; Zapper.


Seguindo a forma do controle, a interface do sistema operacional do Wii foi toda criada com base em canais de TV. Os canais disponíveis no console até o momento são:
  • Disc Channel: iniciar jogos de Wii ou GameCube.
  • Mii Channel: lugar para criação de avatares (Miis) que podem ser utilizados em alguns jogos especificos.
  • Photo Channel: visualização de fotos e vídeos armazenados no SD Card inserido no console.
  • Wii Shop Channel: local para aquisição de aplicativos e jogos clássicos do Virtual Console (que inclui jogos de Nintendo 64, Super Nintendo, NES, Mega Drive, Neo-Geo, entre outros). Requer conexão a internet.
  • News Channel: em inglês, dispoem de notícias do mundo inteiro para leitura. Requer conexão a internet.
  • Internet Channel: disponível por 500 Wii Points (equivalente a US$5) no Wii Shop Channel, possibilita a visualização de páginas de internet no videogame.
  • Forecast Channel: visualização da previsão do tempo para diversas regiões do mundo. Requer conexão a internet.
  • Message Board: painel de mensagens, disponibiliza anotações de tempo de uso do console e seus aplicativos.
  • Menu de configurações
  • E diversos outros canais, como o Everybody Votes Channel e o Check Mii Out Channel. Com o tempo mais canais podem ser disponibilizados, confira no site da Nintendo.


Mas no fim de tudo o mais importante são os jogos, e para atrair o público logo de cara a Nintendo incluiu um jogo na caixa do console. Um jogo fácil de jogar e que demonstrasse as funções do sistema. Este jogo foi (e ainda é) Wii Sports. A Nintendo ofereceu logo de cara pequenas experiências para mostrar do que o Wii é capaz e conseguiu atrair milhões de pessoas com simples sessões virtuais de tênis, golfe, boliche, baseball e boxe. Não demorou para o YouTube ser invadido por vídeos de pessoas disputando uma luta de boxe em Wii Sports.


Miis se enfrentam e fazem você suar em Wii Sports.


Isso já bastou para fazer o console se esgotar no seu lançamento em 19 de novembro de 2006 nos Estados Unidos e se tornar líder do mercado de videogames em 2007. Até os dias de hoje o console se encontra esgotado nos Estados Unidos, sendo causa de filas diárias em frente à Nintendo World Store em Nova York [onde eu consegui o meu após frustradamente procurar em todos Best Buy, GameStop, Wall-Mart, K-Mart, CompUSA, Circuit City, Toys "R" Us de Orlando].


Itens coletados na minha busca: mapa do tesouro e cartão "não temos, try tomorrow. Ha!".


O grande sucesso se deve a nova estratégia de mercado da Nintendo, a estratégia do oceano azul ("A Estratégia do Oceano Azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante"). A Nintendo ampliou o mercado se diferenciando da concorrência e agora tem um novo público, mas precisa agradar também os seus fãs de longa data. Além de lançar Wii Sports, Wii Play e Wii Fit para os jogadores iniciantes e casuais, a empresa deve continuar lançando no mercado jogos de suas principais franquias. Teoricamente teremos jogos para todos os gostos.

The Legend of Zelda: Twilight PrincessSuper Mario Galaxy
Wii FitWii Play
Wario Ware: Smooth MovesSuper Smash Bros. Brawl
Metroid Prime 3: CorruptionNo More Heroes

E essa foi a grande virada da Nintendo no mercado de games, do inexpressivo GameCube para o surpreendente Wii, sem gráficos de ponta e com um esquema de controle totalmente diferente. Os bons tempos voltaram para a empresa de Kyoto.

Wii
Console de jogos da Nintendo com um controle sensível a movimento.

Processadores
CPU: IBM PowerPC "Broadway"
GPU: ATI "Hollywood"

Memória
88MB de memória principal (24MB interno de 1T-SRAM e 64 MB externo de GDDR3 RAM)

Armazenamento
Memória Flash de 512MB
Entrada para SD Cards de até 2GB
Entrada para Memory Cards de GameCube
Drive compatível com discos de GameCube (8cm) e de Wii (12cm)

Vídeo
Formatos 4:3 e 16:9
480i/480p

Áudio
Estéreo, Dolby Pro Logic II

Entradas
Compatível com até quatro Wii-Remotes (conectados via Bluetooth)
Entrada para quatro controles de GameCube
Entrada para dois Memory Cards de GameCube
Entrada para SD Card
Duas portas USB 2.0
Entrada para Sensor Bar
Módulo wireless Mitsumi DWM-W004 WiFi 802.11b/g
Saída de vídeo compatível com cabos composto, componente ou S-Video

Consumo de Energia
18 watts ligado, 1.3 watts em standby

Fabricante: Nintendo
Cores disponíveis: branca
Lançamento: 19/nov/2006
Preço: US$249; R$1999 (Latamel)




1 comentários:

  1. Cade a fonte ein =)…. vc nao tinha falado q tinha um blog -.- eu acho ^^”…. esta joia.. keep it up… hmmm.. sera q eu ja tinha vindo aki.. hmmmm… =)… e nao deixa o batata tao abandonado posta la >.


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