5 de junho de 2009

A próxima onda de jogos do Xbox 360

E3 2009 trouxe grandes novidades aos jogadores.
Em uma conferência com quase 2 horas de duração a Microsoftquebrou o silêncio e revelou todos os seus planos para os próximos meses - uma certeza depois da apresentação realizada no Gales Center em Los Angeles é que jogos não irão faltar. Foi jogo atrás de jogo, sem gráficos de vendas e estatísticas, uma coletiva de imprensa feita especialmente para os fãs. A Microsoft mostrou que conhece o tipo de jogador que estava assistindo a conferência ao vivo pela internet.

Pontualmente às 14h25 do horário de Brasília do dia 01 de Junho a Harmonix começou em alto estilo com o vídeo de abertura de The Beatles: Rock Band, que será lançado no dia 09/09/09 junto com catálogo remasterizado da banda. O jogo é um dos grandes desse ano e teve 15 minutos dedicados, que incluiram demonstração, revelação de 10 músicas (das 45 totais) e a presença dos próprios Beatles, Paul McCartney e Ringo Starr (Yoko Ono e Olivia Harrinson deram as caras também). Entre as músicas anunciadas estão "I Saw Her Standing There", "I Want to Hold Your Hand", "I Feel Fine", "Day Tripper" e "Taxman". "All You Need is Love" será lançado como conteúdo adicional (DLC) exclusivo da Xbox Live e o lucro das vendas será revertido para uma instituição beneficente. Outro DLC já anunciado é o disco "Abbey Road", em sua integridade.


A partir deste ponto começou a contagem, John Schappert entra e promete 10 novidades nunca vistas, algo que seria cumprido dentro dos próximos instantes, começando com uma certa decepção...

Tony Hawk entra com um discurso otimista trazendo consigo um controle sensível a movimentos que possui o formato de uma prancha de skate, parece que a Activision ainda não desistiu dele. O jogo tem um certo lado interessante (e um tanto estranho), mas não deve ir muito além disso. Tony Hawk: Ride ficou parecendo algo que a Microsoft mostrou só para destruir uma hora depois, um tal de Project Natal que viria logo a seguir deve ter deixado "Toninho Gavião" um pouco triste.

Saindo o skatista as coisas começam a ficar interessantes, o trailer de (Call of Duty) Modern Warfare 2, já visto alguns dias antes, é exibido no telão e é sucedido pela entrada de desenvolvedores da Infinity Ward que fizeram uma pequena demonstração de como o jogo está. Foi escolhida uma fase nas montanhas nevosas do Cazaquistão que certamente não eram tão amigáveis quanto Borat. O Xbox 360 receberá dois pacotes de mapa (DLC) com exclusividade temporária. Sem mais o que falar, assista e espere o jogo que deve ser lançado no dia 10 de novembro, esse é dos grandes.


O terceiro da lista é o jogo que surpreendeu a todos no final da conferência da Microsoft no ano passado, Final Fantasy XIII (antes exclusivo do PlayStation 3) é demonstrado ao vivo em uma versão já localizada para o inglês e rodando no Xbox. O lançamento é previsto entre março e junho de 2010. Final Fantasy é mais uma boa opção, provavelmente a melhor delas, para quem curte RPG oriental, uma boa adição ao time que já conta com Blue Dragon, Lost Oddyssey, Eternal Sonata e Tales of Vesperia.

A seguir Cliff Bleszinski (com uma foto do Bill Gates estampada em sua camiseta) da Epic Games entra no palco mas não anuncia nada relacionado a Gears of War, ele mostra um Live Arcade desenvolvido na Unreal Engine pela Chair Entertainment (de Undertow). Esquecendo os problemas com o microfone na apresentação, Shadow Complex é um jogo de ação 2D side-scroller com gráficos 3D e lembra bastante Metal Gear, Metroid e Bionic Commando das antigas. A demonstração acabou com um bug, mas o jogo mesmo assim parece bastante promissor.

Reforçando a Xbox Live Arcade o próximo da lista é Joy Ride, um jogo de corrida com os avatares em pistas cheias de rampas e oportunidades de fazer manobras que darão ao jogador um pequeno boost temporário. O jogo com gráficos cartunizados não chamaria tanta atenção se não fosse uma característica dele: ele será gratuito, a Microsoft está experimentando o modelo de negócio que a Electronic Arts está tentando fazer em seu Battlefield Heroes (PC), oferecendo o jogo de graça e ganhando em cima dos downloads adicionais de pistas e personalizações dos carros.

Após esses cinco jogos a Microsoft manda três trailers seguidos, sem tempo para respirar. Crackdown 2, Left 4 Dead 2, Splinter Cell: Conviction.


A streak foi interrompida porque Conviction teve uma (super bacana) demonstração jogada ao vivo. Sumido desde a X06 em Barcelona, Splinter Cell reapareceu muito diferente. Prefiro não descrever, veja por si mesmo no vídeo acima.


O próximo dá uma cutucada no concorrente, Forza Motorsport 3 é revelado e introduzido como "o jogo de corrida definitivo dessa geração" e ganha visão com o interior do carro, gameplay rewind (igual ao flashback de Grid), capotagens e a capacidade de fazer o upload de vídeos. O jogo também ganhou um estilo de arte mais limpo, uma diferença que salta aos olhos. Forza 3 chega em outubro com 400 carros e 100 circuitos.

E então chegou a vez do jogo que era a única certeza para 2009.


Halo 3: ODST foi apresentado pela Bungie pela primeira vez de forma jogável, a demonstração começa com o lançamento dos ODST a New Mombasa, semana antes dos eventos de Halo 3. Enfatiza-se a diferença em controlar um simples ODST do forte e amedrontador Spartan, que se traduz em armas e habilidades diferentes, como um visor especial. Foi anunciado também um modo cooperativo novo, o Firefight, que segue o modelo do modo Horde de Gears of War 2. Halo 3: ODST deverá ser lançado mundialmente (Brasil?) no dia 22 de setembro.


"Mas isso não é tudo", outra equipe da Bungie está trabalhando em outro projeto (que era pra ser secreto, mas vazou alguns dias antes). Halo: Reach será lançado em 2010 e para os ansiosos o beta de seu modo multiplayer será acessível através de Halo 3: ODST.

Após a Bungie aparece a Remedy para desenterrar outro jogo sumido da X06, Alan Wake finalmente acorda de seu sono profundo e aparece em uma exibição rodando em tempo real. Pode-se dizer que é um jogo bem medonho.


Dando uma pausa com os jogos, porque o próximo é especial e merece calma, a Microsoft anuncia novidades para o menu do Xbox 360, os usuários Gold da Xbox Live terão na "Nova" Experiência Xbox acesso à rádio online last.fm. Para os usuários sociais demais, o Facebook e o Twitter receberão versões adaptadas a interface do Xbox até o final do ano.

Após a quebra do ritmo de anúncios, Don Mattrick entra em cena e pergunta "qual franquia arrasa-quarteirões que todo jogador de Xbox 360 sempre quis jogar", quando chega Hideo Kojima e anuncia Metal Gear Solid: Rising para o Xbox. Rising pode ser considerado um spin-off, estrelando Raiden ao em vez de Solid Snake, ainda não há previsão de lançamento. O anúncio de Metal Gear Solid 4: "Insistence" não veio no final da conferência como "era esperado" (risos).

A conferência de duas horas não acaba ai, mas o último anúncio merece um post só para ele (até porque este ficou maior do que eu queria). O Project Natal, ao menos da forma que foi apresentado, tem um grande potencial para trazer uma grande evolução aos videogames.



0 comentários:

Postar um comentário